O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

sábado, 7 de maio de 2011

Benfica 2011/2012

  Defendo a continuidade e Jorge Jesus, ou melhor, o regresso de JJ versão 09/10. Pois o JJ 10/11, arrogante e com imensa falta de humildade, voltará a ter imensas dificuldades. Do objectivo europeu, do campeonato dado como certo, à equipa que melhor praticava na Europa a par do Barcelona à realidade, foram 2 meses. Um 2º lugar a saber a pouco, à derrota com o Braga na Europa, com o Porto na Taça, e as 3 humilhações que isso representou, dado o imenso investimento efectuado este ano. Jorge Jesus, será sempre arrogante, e é errado pensar que mudará, mas terá que alterar um pouco a sua atitude de superioridade em relação aos adversários, pois a grande maioria dos erros desta época deveram-se à subvalorização dos adversários, até à falta de respeito pelos mesmos. 

  Em relação ao plantel, terá que ser feito uma análise, pois é um plantel desequilibrado e bastante descompensado, pois L.Filipe não é suplente para Maxi, nem Carole para Coentrão. Se Coentrão sair será este o titular? Não pode. F.Menezes, Weldon, Kardec nem se sabe porque fazem parte do plantel encarnado. Não têm valor para representar o mesmo, e alguns que teriam nem são opções.

 Baliza: O pico de um GR é mais próximo dos 30 dos que dos 20. Será a partir dos 26/27 anos que atingirá o auge. A aposta em um GR jovem num clube com imensas pressões e responsabilidades é um risco, e tal como Rui Patrício, também Roberto sentiu isso na pele. Neste momento um retrocesso nessa aposta, é assumir o erro, e provavelmente arruinará a carreira de Roberto, pelo menos na Luz, implicará uma enorme perda de dinheiro, e imensa instabilidade no posto. Se JJ continuar confio que manterá a aposta, e penso que será esse o caminho. Moreira e J.Cesár, são suplentes que dão algum grau de confiança. Se sair será Moreira, o que será um erro. Pois até é erro, jogar tão pouco.


Defesa: O sector do terreno, onde a discrepância entre habituais titulares e suplentes é enorme. Luís Filipe sairá certamente, Roderick deverá rodar, pois é importante nesta fase somar alguns minutos nas pernas, e se Coentrão sair, Carole não deve ser o substituto. Defendo o regresso do Miguel Vítor, pois acrescentará alguma velocidade à lenta defesa encarnada, pois Jardel e Sidneí não possuem características físicas parecidas com David Luiz, e era ele que permitia à defesa comer tantos metros de pressão. Acho que contratar outro central será um erro, pois tapará a evolução dos que estão. Será nas laterais que deverá estar algum investimento. Principalmente na saída de Coentrão. Sílvio seria um jogar que poderia jogar em ambos os flancos, pois parece-me que necessitam ambos de ser reforçados.

Médio Campo: O sector mais importante de qualquer equipa, e as asas de JJ,Gaitán e Salvío, estão em ponderação. Se sair Aimar, Gaitán deverá jogar no meio. Mas duvido que Aimar saía. Do outro lado está mais complicado pois Sálvio não é do Benfica. Pior é não existir mais nenhum jogador com as suas características, e assim nenhum dos dois têm suplentes a altura. Existe a hipótese do regresso de Urreta, mas nunca mostrou ser aposta de JJ, Fernandéz é uma incógnita, ou até mesmo um erro de casting. A aposta de Jara quando JJ queria dar velocidade aos flancos é um exemplo disso mesmo. César Peixoto, apesar da inteligência, já não tem andamento para um Benfica que joga ao dobro da sua velocidade. Apesar de confiança de JJ, deverá ter chegado ao fim, a sua aventura encarnada, assim como de F.Menezes. Onde me parece que o meio campo está melhor entregue, é à frente da defesa, pois a Javi Garcia e Airton, juntar-se-à Matic, um jogador que pode fazer várias posições e talvez, seja o médio interior, que equilibrará o Benfica, algo que com a saída de Ramires e a lesão de Amorim, ninguém soube efectuar. Nem Martins, nem Peixoto. Martins nunca será uma 1ª aposta, pois não encaixa perfeitamente em nenhum dos 4 vértices do Losango, apesar de ser um jogador sempre a ter em conta. Se quiser ter hipóteses na selecção e de jogar mais, deverá sair. Pois mesmo que Aimar saía, não será ele o Nº10 do Benfica. David Simão é que provou que merece um voto de confiança, e deveria ficar no plantel. Mas não é argentino, nem brasileiro...

Ataque: O jogador mais odiado pelos adeptos, Cardozo, deverá sair. E aqui acho, que se JJ for inteligente deverá fazer algumas concessões à opinião generalizada dos adeptos, pois permitirá que ganhe alguma margem de manobra, e a continuação de aposta em jogadores muito criticados, será sua responsabilidade e eventual culpabilização. César Peixoto, Cardozo e Roberto, não podem ficar todos. E já defendi qual escolheria para continuar a apostar e as razões. Saviola teve um ano muito mau, não teve a importância da época passada, e teve imensos problemas físicos, não sei se estará num declive de motivação e mesmo físico.  Apesar da sua inteligência vive muito do aspecto físico, e só com o melhor Saviola, o ataque vive bem. Nuno Gomes, Kardec e Weldon, devem sair. Mas não percebo como irão entrar 4 ou 5 jogadores jovens e sul americanos. Mais ainda. Pelo menos uma contratação deverá ser alguém mais consagrado e experiente. Pois Jara, Kardec, e outros não são apostas para amanhã. E o Benfica precisa de uma alternativa credível para hoje.

2 comentários:

  1. "david simao nao é brasileiro nem argentino" melhor dito impossivel.concordo com td o k dizes menos com a saida de nuno gomes k a par de luisao hj em dia sao duas referencias dentro e fora do balneario, demonstrado a mistica do grande slb.espero k tragam um ponta de lança do tipo van hoijdonk (das melhores contrataçoes k vi o slb fazer) e k "prendam" salvio (se bem k 15 milhoes é um risco mt elevado).sou de acordo com a manutençao de jesus,silvio poderia ser uma boa opçao (e ate algo barata).nao eskecer k ja tao contratados 1001 jogadores "desconhecidos".vamos la a ver o k e k tantos sul americanos irao fazer nas terras de el-rei

    ResponderEliminar
  2. Caro Filipe Santos,
    mas eu não concordo com a saída de Nuno Gomes, mas com a continuação de JJ, é praticamente um dado adquirido. Quanto a Salvio, parece-me que 15€ é exagerado para a realidade do futebol português.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar