O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mourinho e os Abutres.

  É a referência, é o melhor. É o rei.

  A partir do momento que conquistou a Uefa no Porto, carimbou a entrada num clube restrito. O dos melhores, onde figura juntamente com Ancelloti, Wenger, Capello, Hiddink, Del Bosque, Lippi, e onde divide o ceptro, apenas com Ferguson. Qual a diferença? Bem, é em média 20 anos mais novo que os restantes, e já ganhou mais títulos que praticamente todos. Entrou na alta-roda à 9 anos e os outros já cá andam à temporadas e temporadas.

  Até que surgiu Guardiola, igualmente jovem, igualmente ambicioso e que treina a melhor equipa de sempre. Depois de dois anos a enfrentarem-se longinquamente, José decidiu que era altura de enfrentá-lo cara a cara, no seu terreno. Ganhou uma pequena (Taça), perdeu uma maior (La Liga) e tudo se perspectiva para que deixe também fugir a Maior. (Champions). Festeja-se a derrota, rejubila-se com a queda do maior.

  Mourinho ao primeiro grande abanão na carreira é criticado (esperado), pois o seu estilo sempre criou adversários,os que hoje rejubilam como abutres sobre o seu corpo. Mas há uma grande diferença, Mourinho já provou que é um vencedor, em várias equipas, em várias culturas, sempre com controlo e transição forte. Nunca variou (muito) de estilo. Foi sempre uma equipa à Mourinho. Não sei se Guardiola venceria um campeonato italiano. Talvez um Inglês. Mourinho, arriscou, e parece que perdeu. Mas levantar-se-á. Não é, nem de perto nem de longe o final de uma epopeia de vitórias. Pois por arriscar, Mourinho ficará sempre na história do Futebol, será sempre amado e odiado, suscitará paixões e ódios, será aclamado e apupado. Ao invés, por exemplo de Wenger, que nunca arriscou, poucos ódios terá, mas dificilmente será lembrado.

  Independentemente do que acontecer hoje à noite, Mourinho é Mourinho.

2 comentários:

  1. GT,

    Gostaria de lhe propôr troca de links com o Sporting Visto Por Nós (http://camisolaoito.blogspot.com/), se possível!

    Agradeço resposta na caixa de comentários do "meu" blog!

    Desde já, obrigado!

    Cumprimentos, Mauro Silva

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, GT!

    Também já linkei o teu blog lá!...

    Um abraço

    ResponderEliminar