O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Há que ter paciência


  Daqui a cerca de uma hora (está anunciada paras as 20h30) o Sporting apresentará o seu novo treinador : Domingos Paciência. Depois de muitas fugas de Alvalade para o Dragão (Mourinho e AVB) parece que agora é de vez, e o Sporting vai mesmo ter o treinador desejado, sem desvios.
  De realçar que Domingos neste século é o primeiro treinador a chegar a Alvalade com alguma bagagem de sucesso e experiência ( excepção a Fernando Santos...). Lazlo Boloni era o treinador escolhido para ganhar títulos e apostar na formação, e nesse aspecto foi bem conseguido (Quaresma, Ronaldo, Hugo Viana, Custódio...). De seguida a escolha foi o consagrado Fernando Santos, consagrado mas não em Alvalade que até foi o que mais desiludiu, pois nada ganhou e o futebol não deslumbrou. Seguiu-se José Peseiro, adjunto de Carlos Queiroz em Madrid e que colocou a equipa a praticar o melhor futebol da década, até perder tudo num final de época angustiante. Paulo Bento foi um treinador de ódios que tanto conseguia ganhar e jogar bem, ter os adeptos do seu lado, como foi muitas vezes criticado e acabou por sair sem nenhum título de campeão, uma série de taças e uma imagem muito desgastada fruto do esforço que foi a sua permanência numa fase conturbadíssima. Ficou a ideia que vou mal apoiado, e com as condições que lhe deram era difícil exigir mais. Carvalhal veio segurar o barco na fase final da época onde também não convenceu (perdeu jogos decisivos, mas conseguiu montar uma equipa em "cacos"). Com 2010/11 chegava um ano de uma anunciada revolução, mas com Paulo Sérgio ao comando, Sporting praticou o pior futebol que há memória para os lados de Alvalade, desfez-se das figuras carismáticas, e afastou os adeptos. Não é o único culpado, mas é a fase visível, e será sempre o culpado pela ausência de qualidade dentro de campo.
  Ou seja foi tudo treinadores jovens, apostas, a grande maioria sem currículo e em quem se depositava esperança. Em Domingos deposita-se certezas. De vitórias, de conquistas. De sucesso!
  Por isto tudo Domingos tem nos seus ombros, todo o peso de uma esfomeada esperança leonina. Certamente a partir de hoje será o treinador de toda a massa adepta e terá imenso apoio, mas com isto tudo virá a ilusão, os sonhos.  É o homem adequado neste momento, só ele pode recolocar o Sporting no mesmo patamar que os rivais. E Domingos não é um vendedor de sonhos, de fantasia, há que ter tempo e Paciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário