O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Uma questão de cultura


  Decorria o minuto 89' da meia final do Europeu de Sub-21, Espanha perdia 0-1 contra a Bielorrússia. Mas não parecia, parecia que ganhava, tal a a paciência com que continuamente trocava a bola, com passes curtos e lateralizações, repudiando completamente a tendência da verticalização do jogo, recorrendo ao jogo directo, despejando bolas na área à espera de um desvio. Mas isso não é a Espanha, Espanha é passe e posse, é tiki taka, é uma questão de identidade, de cultura, de um destino pensado, idealizado e que agora se concretiza.
  Quando ao minuto 89', numa série de passes pelo centro do terreno, trocas rápidas de bola, envolvendo 5 ou 6 elementos, circulação da bola ao corredor lateral para depois entrar em finalização, ninguém ficou surpreendido pelo golo, era uma questão de tempo até acontecer. Havia que ter paciência, e a Espanha tem imensa..
  Recomendo a visualização desse golo aqui, e já agora a obra de arte do Jeffrén no 3º golo..

Sem comentários:

Enviar um comentário