O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Real Madrid - Barcelona

É fantástico o modo como o Real altera a sua forma de jogar no espaço de 4 dias. Apesar de ter os mesmos princípios de jogo, a forma como altera a mentalidade com que aborda o jogo merece realce. Pode-se quase dizer que Real Madrid despiu o fato de gala de Valência para vestir o fato-macaco para jogar contra o Barcelona. Apesar de não ser tão diferente a forma de abordar a bola/baliza, antes a disponibilidade para o fazer.
Que Mourinho faça isso com o Inter, parece normal, fazê-lo com o Real Madrid já é uma novidade até para os seus adeptos. Mas talvez seja mesmo esta a única forma (será?) de conseguir deter o Barcelona, pois foi nessa mesma janela táctica que o Arsenal o ia fazendo (com as devidas diferenças na forma de sair para o ataque). Pois foi nesses jogos, que se viu o Barcelona em maior dificuldades. As duas equipas com forma evoluídas de abordar a posse de bola (Arsenal e Real) desistiram desse aspecto de jogo, onde sabiam que Barcelona era rei. E apostaram numa forte coesa defensiva com as linhas muito próximas e apostando na transição defesa-ataque em velocidade ( Walcott e Di Maria). Deu a ideia que o Real esperava que numa bola parada a grande diferença de altura que tinha desse alguma vantagem, tal não aconteceu. E toda uma ideia de jogo mais intrínseca ao próprio adn dos jogadores foi ganhando confiança, espaço e acabou por explodir nos últimos minutos nos pés do jogador que melhor representa essa identidade de jogo: Lionel Messi. O último golo é algo - mais uma vez - divinal. Não nos esquecemos que apesar de desgastados psicologicamente e fisicamente, os defesas do Real não são os do Getafe ( com o devido respeito).

Com a expulsão do jogador Anti-tiki-taka o jogou mudou.
Isto tudo agora é "ses" mas duvido que com Pepe o jogo se desenrolasse desta forma. E se Mourinho não mexeu esperando a 2ª Mão, o 0-2, deixa no ar porque Káká, Benzema e Hinguaín não entraram. Lá está, se.

Mesmo assim este 0-2  continua a ser mais interessante que o 0-2 de ontem, pois o Real não dará a eliminatória por perdida. E se marcar primeiro - e cedo- em Camp Nou. Teremos Jogão! Mas para isso, Mourinho terá que abordar o jogo de outra maneira. Ele lá saberá fazê-lo.

É triste ver o espectáculo que se desenrolava a cada toque entre jogadores, o futebol é um desporto de contacto físico e o futebol só perde com estas tentativas de pressão nos árbitros. Algo que não se vê - por exemplo - em Inglaterra. É outro futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário