O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Liga de Portugal ou Liga do Norte de Portugal?

Com as recentes subidas ao primeiro escalão do futebol portugês de Gil Vicente e Feirense, o campeonato nacional 2011/2012 vai ser jogado ainda mais a norte. Para além de Benfica, Sporting, Setúbal, Olhanense e as duas equipas da Madeira, Marítimo e Nacional, todas a outras 10 equipas são do norte de Portugal. Esta situação é algo preocupante por dois motivos. Primeiro: pode levar-nos a concluir que não há qualidade futebolística no sul do país, ou segundo: podemos chegar à conclusão que há falta de organização nos clubes do sul de Portugal. Eu inclino-me mais para a segunda hipótese, mas perante a actual situação económica e financeira que se vai agravando um pouco por todo o lado, acredito que seja difícil levantar alguns clubes. Mas também me entristece verificar que desde que o Campomaiorense desceu da 1ª Divisão, em 2000/2001, nunca mais tivemos nenhuma equipa do Alentejo no principal palco do futebol portugês. Uma região do nosso país que abrange uma área vastíssima, não conseguia colocar pelo menos uma equipa na 1ª Divisão? Eu penso que sim, até porque cidades com Évora ou Beja, que têm vários clubes, podiam fazer uma espécie de "coligação"(uma palavra que está muito na ordem do dia) entre eles, para tentarem erguer uma equipa representante da cidade. Quando falo do Alentejo, falo também do Algarve, onde cidades como Lagos ou Faro, que também acolhem vários clubes podiam fazer o mesmo. Bem sei que há rivalidades antigas que são difíceis de serem esquecidas, mas acho que em prol de um maior prestígio para a cidade devia haver uma união. Com isto, quero finalizar dando os parabéns ao Atlético, um clube histórico portugês que vai voltar ao futebol profissional. Espero para o próximo ano ver duas equipas do sul seguirem este exemplo.

1 comentário:

  1. Realmente, é uma triste realidade, e à qual já tenho pensado várias vezes discutido com colegas. Este modelo de divisões é profundamente infeliz e ineficaz. Quando na III se é campeão de série e depois pode-se não subir diz tudo. Acho que uma possível solução era fazer duas II Ligas, para promover o sul... A causa no meu entender deve-se muito à cultura das gentes do norte, que vivem muito mais os clubes, e existem uma maior máquina de industria, empresários e comerciantes locais que apoiam o clube da terra e fomentam essa cultura. No sul é se do Benfica... Essas coligações do ponto de vista de estratégia eram o ideal, mas o orgulho sempre prevalecerá... infelizmente. Parabéns pelo Post.

    ResponderEliminar