O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Final de Portugal com 6 Portugueses

  Amanhã há a final mais portuguesa se sempre. Será? Final entre duas equipas portuguesas, algo histórico para o futebol nacional. Mas será mesmo a mais Portuguesa?! Ora vejamos, amanhã devem entrar os seguintes onzes em campo:
- Hélton, Fucile, Otamendi, Rolando, Alváro Pereira, Fernando, Guarín, Moutinho, Hulk, Falcão e Varela
- Artur, Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez, Sílvio, Vandinho, Salino, Hugo Viana, Lima, Alan e Paulo César.

  Ou seja 6 portugueses em campo ( Rolando, Moutinho, Varela, Sílvio, Miguel Garcia e Hugo Viana). Tantos quantos estiveram em Alvalade em 2005 (Ricardo, Miguel Garcia, Beto, Pedro Barbosa, João Moutinho e  Sá Pinto). Isto é que é a final mais portuguesa de sempre? Só o Moutinho é titular na selecção e o Rolando regularmente chamado. É isto que representa o futebol português? Com 6 Portugueses e 10 Brasileiros?! Quando vamos começar a defender o jogador nacional? Quando?!

2 comentários:

  1. Caro amigo GT, deixa me começar por corrigir-te numa peça do onze do FCP, não deverá jogar Fucile, mas sim o grande jogador Sapunaru. Mas para o caso não interessa, vamos chegar ao mesmo destino. A questão que colocas é importante e já debatida e defendida por muitos, mas é diferente no caso das duas equipas. No caso do Braga menos compreessivel do que no do Porto. Se formos analisar a maioria dos jogadores estrangeiros que o Porto tem, e ultimamente não brasileiros, mas sim argentinos, colombianos e uruguaios, são todos jogadores que custaram algum dinheiro aos cofres do clube e que têm uma qualidade muito acima da média e como o nosso campeonato é um dos poucos que não tem grande regulamentação quanto a jogadores extra-comunitários é facil trazê-los para cá. Não me digas que não te dava prazer ver jogar Lucho, Lisandro e ultimamente Falcao, Guarin, Alvaro ou Hulk? São jogadores que acrescentam muito ao nosso campeonato e que gostava muito que o nosso Sporting podesse ter tido alguns deles. Já o caso do SCB é diferente. Aqui, devido ao fraco poder financeiro da equipa, comparado com o Porto, os jogadores na sua maioria que vêm são brasileiros, por preços bastantante acessíveis, comprados a equipas brasileiras ou até mesmo a equipas mais humildes do nosso campeonato. Isto sim é errado, em vez de se contratarem montes de jogadores destes porque não apostar num jovem que fez toda a formação no clube e esteve 1 ou 2 anos emprestado ou até contratar uma promessa portuguesa (como fizeram com o Sílvio)? Isto sim acho que era o mais correcto a fazer, mas hoje o futebol, como negócio que é, arrasta muitas pessoas com vários interesses, nomeadamente empresários, que são máquinas de fazer dinheiro e que na sua maioria não são necessários, no meu ponto de vista, mas isso é outra história. Para concluir deixa me só dizer-te que para além do Miguel Garcia, todos os outros 3, na minha opinião, seriam jogadores úteis para a nossa selecção, e dois deles Têm sido chamados com regularidade pelo nosso treinador Paulo Bento, espero que o outro também o volte a ser em breve. Parabéns pelo o blog e felicito aqui o GRANDIOSO Man. Utd. e congratulo o histórico AC pelos títulos conquistados recentemente. Abraço, JB

    ResponderEliminar
  2. Caro JB é tudo uma questão de oportunidades. Há que saber dá-las. Por exemplo, caso o Benfica tivesse um DE à altura, (a desejada contratação de Álvaro Pereira) Fábio Coentrão nunca lá teria jogado e não seria o que é hoje. Outro exemplo claro, há 2 épocas Sílvio era suplente do Miguel Lopes. Miguel Lopes foi para o Porto, Sílvio começou a jogar e já agora Fábio Faria também (todos no Rio Ave). A Sílvio fora dadas oportunidades e hoje toda a gente o considera melhor que os restantes, mas será? Os outros estão tapados nos seus clubes, e o Sílvio teve oportunidade de crescer. Obviamente que adoro ver Lucho, Lisandro, Hulk ou Falcão, mas esses têm que ser a peça mais. E os outros? No Braga George Lucas, Eduardo, Léo Fortunato, Guilherme, Peterson, Osvaldo que na última época passaram pelo Braga e pouco ou nada jogaram? Não há valor em Portugal? Claro que há. Quanto ao Sapunaru, sou da mesma opinião, era ele que devia jogar. Foi lapso meu. Cumprimentos,

    ResponderEliminar