O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

domingo, 29 de maio de 2011

D'un altre món!

  Assim se define em catalão, este Barcelona: De outro mundo!
  Custa-me ver como alguém ainda pode criticar ou sequer ousar pensar em tal, este Barcelona!
  Este Barcelona é o apogeu do futebol, é o clímax que o futebol pode atingir, foi para ver o Barcelona jogar que se criou o futebol, Esta equipa é o protótipo de futebol perfeito. O passe, a posse, a temporização, a procura, a paciência, a solidariedade. É incrível uma equipa entrar em campo com 8! jogadores da cantera. Numa final europeia! Isto é fantástico, como ainda é possível alguma voz de elevar contra tamanha beleza?!
  A forma simples como vulgarizam qualquer equipa é pragmática desta situação. É que ontem em nenhum momento se achou que o Manchester podia ganhar ou jogar melhor. Sim podia brilhar aqui e ali, podia marcar um ou dois, mas o jogo era do Barcelona. Quando entram em campo, a bola corre para os seus pés, pois ali sente-se acarinhada. Seja Real, Arsenal ou Manchester, a forma como essas equipas têm que adaptar a sua forma de jogar para ainda terem alguma esperança é um belo exemplo da superioridade moral dos Catalães, veja-se o Arsenal a defender numa linha de 6 com os alas encostados aos laterais. Madrid com Ronaldo sozinho na frente, Manchester não tanto, mas também pagou por isso. Pois ao colocar Giggs ao lado de Carrick deu o meio campo ao adversário. E Barcelona, com espaço... Bem é tudo o que querem.  Mesmo que nem sempre conseguem transportar para dentro do campo essa superioridade, pois, bem, também são homens! Se bem que há um Deus entre eles: Messi. 
  É a melhor equipa do Mundo. É futebol pode-se começar a descrever como Barcelona. Eles jogam Futebol. Alguns aproxima-se, outros nunca passarão de uma constante e mera tentativa. 

2 comentários:

  1. Domínio completo do Barcelona, não há dúvida caro GT. Mas eu ontem ao ver o jogo apercebi-me de uma coisa, se ainda há jogadores a jogar por amor ao clube são esses 8 que referiste! O clima que se vive na Catalunha, até em termos políticos, pode ter contribuido de alguma forma para essa raça destes jogadores, pois todos eles, e a instituição Barcelona, são o espelho de toda uma pequena nação. Apenas Messi não é catalão, mas com o espírito que joga aparenta ser. Eu não imagino nenhum destes jogadores a quererem sair do clube durante toda a sua carreira, e esse facto tem de ser assinalado. A frase que é lhes está associada aplica-se na perfeição, "Més que un club".

    ResponderEliminar
  2. E numa altura que cada vez são menos... esse amor ao clube faz toda a diferença...

    ResponderEliminar