O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Porto versão Champions 2011/2012



  Depois te de efectuado uma análise ao que esperava do Benfica para a próxima época em termos de planificação da equipa, realizarei a mesma análise para o plantel portista.
   É a equipa portuguesa do século com melhores jogadores. E talvez seja a melhor equipa, a ver vamos na próxima época. Aqui a grande comparação é a equipa de 2004 treinada por José Mourinho. André Villas-Boas terá que arcar com essa comparação, se bem que injusta, pois ele nunca a procurou e sempre que possível descarta essa análise comparativa. 
  O Porto de Mourinho conseguiu atingir um nível táctico e colectivo quando venceu a Champions, que este Porto ainda está a procurar encontrar. E não se pedirá a AVB que ganhe a Champions para a próxima época para conseguir atingir esse patamar. Mourinho teve todo o mérito - pois chegou lá, mas muito sorte, pois essa época foi atípica e chegar à final da Champions foi muito culpa de uma conjuntura fantástica europeia, onde várias equipas estavam em fase de renovação ou reestruturação, algo fantasticamente aproveitado por Mourinho e com imenso mérito! Hoje em dia (ou melhor na próxima época) pedir a AVB que rivalize com a melhor equipa da história ( Barcelona), com a equipa com o melhor treinador da história (Mourinho), com um Manchester que se irá renovar e com um Chelsea sedento de Champions e que - novamente - investirá forte no defeso, é uma loucura. Poderá medir forças com um, e num dia excepcional talvez ganhe, mas dificilmente chegará novamente à final. E nisso AVB é bastante objectivo quando fala num objectivo claro de atingir os quartos de final. E já terá que ter sorte no sorteio dos oitavos. Mas é objectivo atingível. Pois temos equipas milionárias como City, Inter e Milan que em termos colectivos não são melhores que este fantástico Porto. Não exagerarei ao considerar o Porto e Arsenal, junto com os 4 favoritos que falei as 6 melhores equipas da prova. Não com os melhores jogadores. As melhores equipas. Este Porto é um portento de equipa. De táctica. O grande desafio deste Porto para já, é segurar este plantel, depois pense noutros voos.

Baliza:
   Hélton, é o capitão e transmite uma segurança à equipa excepcional. Não sairá e estará bem secundado pelo seu futuro sucessor Beto, que sempre que é chamado está à altura do desafio como se provou em alguns jogos nesta recta final de época. A única mudança talvez seja a saída de Kieszek, e uma aposta em Ventura?

Defesa Direito: 
  Sapunaru continuará, e apesar de ser o patinho feio da equipa, é um jogador importante no processo defensivo da equipa, pois dá bastante auxilio ao centro da defesa, o que compensa imenso o outro flanco. Fala-se que Fucile poderá sair. Aqui está uma notícia a reter, Fucile era um jogador importante porque era uma alternativa bastante válida para os dois flancos defensivos da equipa. Mas é um crime resumir-se a isso, pois tem imensa qualidade, e ele quererá outros voos, outros minutos nas pernas. Há também o regresso de Miguel Lopes emprestado ao Bétis, mas as alternativas nos flacos resumirem-se a Miguel Lopes e Emídio Rafael é demasiado pouco, demasiado jovem e inexperiente para estes voos.

Defesa Esquerdo:
  Quase com toda a certeza Álvaro Pereira continuará e ainda bem, pois é fundamental para a equipa. A dinâmica que transmite ao seu flanco é algo extraordinário, e ainda consegue ser um elemento capaz a defender, e não um mero lateral ofensivo, Emídio Rafael continuará como sua alternativa, uma aposta de AVB.

Defesa Central:
  A posição que provavelmente mais rotação conheceu esta temporada. Rolando indiscutível alternou com Otamendi e Maicon. Mas isto foi possível graças a uma brilhante estratégia defensiva, a um posicionamento táctico imaculável. Pois noutros voos, Maicon não pode contar, comete demasiados erros para ser uma opção de .. Champions. E faltará aqui uma alternativa válida, pois Sereno nunca contou para central, apenas a lateral e deverá ser uma posição que conhecerá novo elemento. E terá que ser bastante válido.

Médio Defensivo:
  Fernando deverá sair. E é um jogado algo sobrevalorizado na imprensa portuguesa, pois considero-o um jogador bastante limitado no processo ofensivo. E é algo que AVB dá bastante atenção a qualidade de posse na saída de bola. Souza deverá continuar a crescer, mas deverá entrar um jogador novo. Que não se limite a ser um 'trinco'.

Médios Centros :
  Quantidade, qualidade. Jogadores intensivos, maestros, de contenção, de físico. Há de tudo nesta enorme variedade e qualidade de médios centros deste Porto. Bellushi é um jogador com uma técnica elevadíssima mas de enorme responsabilidade competitiva, Moutinho um jogador de alta rotação que assenta que nem uma luva no modelo de jogo, Guarín faz da força a sua imagem, impõem-se através dela, mas tem toda a inteligência e técnica de um médio ofensivo. Cada vez a dar mais cartas, ainda há Rúben Micael que estagnou um pouco na época passada, mas também os rivais são de peso. Mas é um jogador com uma elegância e classe pouco comuns. É mais um 10 à antiga que um box-to-box e por isso também perca tempo de utilização. E ainda há Castro..

Extremos :
  Duvido que haja outra equipa que consiga ter tantas e tão boas opções para a mesma posição e praticamente ao mesmo nível: Hulk, Varela, James Rodriguez, C, Rodriguez e Mariano. E ainda há Ukra que ficará mais um ano em Braga, e Diogo Viana a rodar na Holanda mas com uma enorme qualidade.
  Hulk não sairá, nem James que tem um potencial enormíssimo. Tem tudo para ser um jogador de top. Tem que crescer com o tempo, e está a ser lhe dada essa oportunidade, há que aceitá-la. Mariano termina contrato e irá se embora, e o mesmo pode acontecer com C.Rodriguez ou com Varela. Mas a qualidade continuará lá toda. Não tivesse o Porto já se precavido - como é seu hábito...- e contratado nada menos que duas das maiores promessas sul americanas, Kelvin e Iturbe, só o novo Messi...

  Avançado:
  Falcão, Falcão, Falcão. É tudo dele, o melhor avançado que passou por Portugal nos últimos tempos. E não sei se será melhor que Jardel, mais completo é de certeza. É um jogador enorme e com um índice de trabalho e carácter correspondentes à qualidade. Dele quer-se Golos e tem-se. Walter é uma enorme promessa e quando chamado fez os seus golos e mostrou qualidade, mas não parece ser uma aposta forte de AVB, muito devido aos factores extra-futebol que se fala. Deverá entrar pois um 3º elemento que dê ainda mais capacidade à equipa. Talvez um jogador mais alto que os actuais e jogue melhor no choque. A ver vamos.

  A certeza que eu tenho é que o Porto de 2011/2012 será ainda mais forte que o actual, terá mais opções e será mais coeso, e só assim se começa a construir as grandes equipas. Com tempo, qualidade e vontade.
  É o grande candidato ao título, que não restem dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário