O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Messi, Robben, Capel


Salvo as devidas distâncias, a forma de progressão com bola de Diego Capel, com a bola sempre colada junto ao pé esquerdo, como se estivesse agarrada à sua bota por um fio de magia, que a nós, meros mortais, não é possível vislumbrar, é igual à dos Magos, como os referenciados, é a sua forma de vida.

A capacidade de explosão, depois de - quase - sempre receber bem a bola, com a bola junto ao pé e não em cavalgadas não está ao alcance de qualquer futebolista. Quando recebe a bola e parte para cima dos adversários tem lampejos de Arjen ou de Lionel, ou seja de génios. Conseguisse ele levantar a cabeça como os mestres - para assim decidir melhor, que é o seu problema - e teria tudo para chegar a um patamar próximo do deles.

A melhorar : Não tender tantas vezes a verticalizar o jogo, pois não se pode resumir a ser o típico extremo que vai à linha e centra. Porque i) não existe um jogador de área que concretize ii) é muito mais jogador que isso. Tem que procurar mais espaços interiores em progressão, para assim abrir espaços e poder ter mais soluções, e não pode apenas o fazer quando está na direita (puxar para dentro) e evitar quando está na esquerda (verticalizar).

1 comentário:

  1. A parte do "a melhorar" faz com que a anterior seja tremendamente redundante.

    Capel é um jogador, tecnicamente, fora de série. E não é só pelo drible. A forma como recebe as bolas, venham estas fáceis ou dificeis, rasteiras ou pelo ar, é tremenda. E diz muito sobre a sua relação com a bola.

    Mas pegar na bola, ir á bandeira de canto, e cruzar, não é nada. E isso, não me lembro de ver Robben ou Messi fazerem (muito menos basearem o seu jogo nisso!).

    Se fazer o jogo da equipa depender, unicamente, do jogo aéreo do ponta-de-lança já não faz sentido algum numa equipa, então numa equipa sem nenhum jogador com instinto de golo e que seja invulgarmente capaz no jogo aéreo, além de não fazer sentido, traz péssimos resultados.

    Capel tem um talento como há muito não via no Sporting, sem dúvida alguma. Ter um grande pé esquerdo, no entanto, está a léguas de fazer de alguém um bom jogador (e, neste momento, o Jeffren bate-o a milhas).

    De qualquer forma, elogio o post, assim como os anteriores, que fui lendo. Desconhecia e parece-me interessante. Vou estar atento. SL

    http://svpn.blogspot.com

    ResponderEliminar