O camisola 8

Adora futebol. Por isso jogava no meio do campo com a camisola 8, igual ao ídolo. “Essa é a melhor posição, pega na bola o tempo todo”. Agora escreve sobre esse Mundo que é o futebol.
De tudo um pouco, na maioria das vezes sem saber o que diz, das outras sem saber o que dizer.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Benfica 2 - 0 Trabzonspor



 Foi um Benfica previsível, o que entrou em campo hoje na Luz. Jesus tentou utilizar um onze base parecido com o da época passada, substituindo Sálvio por Enzo Pérez, o jogador mais parecido em termos de movimentação e capacidade técnica do plantel com o jogador Madrileno. 
  Benfica entrou dominador, mas pecava na saída de bola. Com os defesas a revelar enorme dificuldade na primeira fase de construção, a juntar à incapacidade de Javi Garcia de assumir o golo, era Garay o único elemento da defensiva encarnada capaz de verticalizar o jogo, nem que fosse apenas 20m à frente. Um grave lacuna na equipa de Jesus, que sem Coentrão e Maxi para encarrilarem a bola nos flancos, Luisão e Javi Garcia revelam-se (não agora, porque é sabido) incapazes de serem úteis à equipa com bola.
  A partir da meia hora, o jogo equilibrou-se e na segunda parte, foi mesmo a equipa turca que entrou mais forte, ameaçando várias vezes que estaria próximo o jogo. Com particular destaque para Adrian, Paulo Henrique e Colman, que com a sua qualidade técnica causaram bastantes desequilíbrios. Ao passo que Zokora secava Aimar, mas é precisamente quando entra outro médio centro para se juntar a Zokora e fechar caminhos, que o Benfica marca o golo. E a partir daí com confiança soube gerir melhor a bola, não arriscando e chegando ao segundo golo num golo fantástico de Gaítán. Talvez o 2-0 seja demasiado pesado para um equipa que se apresentou organizada e tentou várias vezes chegar ao golo, mas que não seja entendido como eliminatória ganha para o Benfica, pois jogar na Turquia nunca é fácil.

Artur - Acalma até o adepto mais nervoso. Transmite uma qualidade e tranquilidade essenciais à equipa. Com ele acabaram os calafrios na baliza. Ou muito me engano, ou Eduardo com esta transferência acabou de entregar as luvas do Euro ao Patrício, mas mais oportunamente falaremos disso.

Garay - Muito bom nos desarmes, e fantástico a forma como assume o jogo. Teve 4 ou 5 excelentes recepções de bola, que permite imediatamente à equipa sair a jogar com qualidade.

Luisão - Incompreensivelmente continua a envergar a braçadeira, mas como no futebol a memória é curta, teve 4 ou 5 desarmes vitais à equipa e a continuar assim, rapidamente retornará a ídolo.

Emerson - Atento, mas não exuberante como nos habituou o antecessor. Certinho, e mais participativo com o colega de lateral.

Aimar - Apagado, melhorou com o tempo, e é ele que "descobre" Nolito num passe só repleto de classe.

Enzo Pérez - Esforçado, mas apagado, terá que fazer muito mais.

Gaitán - Levantou o estádio com um golo soberbo e é de longe o melhor jogador encarnado. Com a passagem para o flanco oposto perde preponderância, e será interessante ver como Nolito poderá ir somando minutos sem "apagar" Gaitán.

Nolito - Entrou e apesar de não mexer imediatamente com o jogo, é dele o golo que transmitiu confiança. E teve mais 2 passes fantásticos para Cardozo. Complementando a análise em cima, espero para ver como coabitará com Gaitán.

Saviola/Cardozo - Movimentações interessantes mas que se revelaram sempre ineficazes, esforçados mas terão que melhor muito.

Witsel - Veio ajudar mais Javi e fechar a zona central, teve pouco tempo para se ver mais que a sua inteligência e o bom toque de bola.

Maxi - Não lhe vão dar férias? O rapaz não tem vitalidade. Mas vale descansar agora e regressar forte...

Jesus - Não sei se os jogadores já o ignoram, mas a maneira como gesticula, grita, esperneia e aponta é mais cómica que necessária. Não transmite confiança nem segurança...

3 comentários:

  1. Discordo de grande parte da análise do jogo, sou benfiquista e em quase nenhum momento 'tremi' com os ataques da equipa turca. O Benfica foi sempre superior apesar de só na segunda parte ter tido melhores oportunidades e um melhor futebol.
    Em relação ao Jesus, um treinador que transmite confiança é o que está sempre sentado no banco sem dar indicações? A maneira como ele age durante o jogo é cómica sim, mas não é por isso que deixa de transmitir segurança.
    Em relação ao resto da publicação, estou de acordo!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário. O debate é sempre bem vindo, não me considero omnisciente e as minhas opiniões são isso opiniões e não factos. Não considero que o Benfica tenha tremido, mas houve uma altura (início da segunda parte) que com o avançar do relógio e o atrasar do algo, alguma falta de confiança foi se instalando e ameaçou mais o golo turco que Português. A vitória é justa, apesar de achar que não merecia tão bom resultado pelo que fez em campo. Ou seja, a diferença entre as equipas não foi assim tão grande. Quanto ao Jesus, a minha opinião, é que ele parece o mais nervoso em campo, e por vezes o treinador tem que ser o primeiro a transmitir tranquilidade e não o primeiro a ferver... Não sei se me fiz entender, cumprimentos e obrigado pelo comentário construtivo.

    ResponderEliminar
  3. bom comentário ao jogo embora nao concorde com alguns pontos.comecemos por Saviola.no meu ponto de vista,embora esteja abaixo do nivel do Saviola que nos habituou durante o ano de campeao,continua a ser um jogador importante pela forma inteligente como troca a bola e desmarcaçoes que rompem a defesa adversaria abrindo espaços centrais para os colegas aparecerem na cara do golo.Emerson fez jogo certinho como dizes mas a nao esquecer que chegou ha uma semana e certamente ainda nao está rotinado com os colegas e com Jesus.quanto ao dilema Nolito e Gaitan, um nao tem que "apagar" propriamente o outro.ambos podem fazer parte do 11 inicial.Gaitan pode fazer de Aimar,Nolito pode fazer tambem de Saviola.Witsel para mim vai ser dos jogadores mais importantes do SLB pois vem dar aquele equilibrio tao importante que Ramires dava.
    Concordo com o assunto Luisao.para mim,nem titular deveria ter sido quanto mais capitao.depois de anos a dizer que se quer ir embora,eu,como benfiquista,nao me irei esquecer por mais golos que marque ao Braga,Sporting.capitao que é capitao,nao profere aquelas palavras.ou está sempre com a equipa,ou nao.nao é consoante a Lua decide se quer estar ou nao.Nao deveria ter jogado certamente.o que anda Matic a fazer no clube entao?Javi,nao fez um unico jogo na sua posiçao natural esta epoca.e como se viu,andou um pouco perdido.podia ter mantido a dupla Javi e Garay,com Matic a 6,que realizou uma excelente pré-época para quem chegou há 1 mês.relembro que Matic (enverga a lendária camisola 21) ficou de fora dos 18.enfim,incompreensivel Jesus.
    esqueceste referenciar Ruben Amorim.o unico portugues do 11 inicial que desde Fevereiro estava no inactivo devido a duas intervençoes cirurgicas e que apenas com 10 dias de trabalho,realizou,na minha perspectiva, um grande jogo.a fazer-me esquecer por uns instantes Maxi.pegando em Maxi,ele jogou pois nao havia mais ninguem para a lateral e,como todos sabiamos e vimo,ao minuto 60 Ruben ja nao conseguia andar tal era o cansaço.previsivel.
    para acabar,Jesus,espero que tenhas aprendido com os erros dos ultimos dois anos.relembro que os turcos marcaram dois golos (sim foram ilegais devido a offsides tirados à unha negra) e que podias estar com a corda na garganta neste momento.
    para acabar,GT continua com os posts,sou adepto incondicional deste blog.

    ResponderEliminar